top of page
Buscar

A ansiedade mata?

Atualizado: 21 de out. de 2022

Sabemos que os sintomas de uma crise de ansiedade podem ser muito desconfortáveis, intensos e serem muito similares a um infarto, por exemplo, e por isso é muito comum que pessoas em crises de ansiedade passem a sentir medo intenso de morrer. Mas afinal, a ansiedade mata ou não?



Bom, até hoje eu nunca ouvi falar de alguém que morreu de ansiedade. E mesmo que seja algo relacionado, existem muitas variáveis que podem ser causadoras disso.


E veja bem, já falamos por aqui que a ansiedade é um mecanismo de defesa do nosso organismo. Ela existe para nos proteger de possíveis ameaças e nos ajudar a sobreviver o máximo possível em qualquer ambiente. Sendo assim, já podemos concluir que não faz nem muito sentido que algo que tem a função de nos proteger, possa nos gerar algum mal real, não é mesmo?


Entenda, nosso organismo é muito inteligente. A ansiedade é um mecanismo de defesa e existe todo um sistema cerebral que regula tudo isso: O Sistema Nervoso Autônomo, que é dividido em Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático.


O primeiro (Sistema Simpático) tem a função de reagir a ameaça que pode ser real ou imaginada, ele que tem a função de gerar alterações fisiológicas para possibilidade de luta e fuga. É ele que coordena a aceleração cardíaca e respiratória, tensão muscular, sensibilidade aos estímulos a nossa volta, entre outras coisas que costumamos sentir em situações de medo, estresse e ansiedade. E o segundo (Sistema Parassimpático), para a sua tranquilidade, tem a função sensacional de dar um fim nisso, de restaurar o estado normal do nosso corpo.


Olha que doido isso! Então, sendo assim, a ansiedade não é algo que chega e só aumenta cada vez mais sem fim. Ela vem, atinge seu ápice, mas em algum momento vai embora.


Então quando estiver sentindo a ansiedade chegar, lembre-se que mesmo que você não consiga controlar seus sintomas com técnicas de respiração e distração, seu próprio corpo vai em algum momento, vai cessar os sintomas por conta própria.

⠀⠀

Sei que de qualquer maneira a sensação é ruim, mas se você mantiver a calma e se lembrar disso, com certeza, se torna um pouco mais fácil de lidar.


Mas, independente de qualquer coisa, se você sente sintomas de ansiedade de forma frequente, intensa e isso vem te prejudicando de alguma forma, é de muita importância que você busque avaliação e acompanhamento profissional para que você possa encontrar bem estar e qualidade de vida.


Se você tem interesse em conhecer meu trabalho e iniciar um acompanhamento psicológico, clique aqui e fale comigo pelo whatsapp.


Inscreva-se no blog para receber mais conteúdos como esse!


Um abraço da Psi!



Obs. Antes de um diagnóstico de transtorno de ansiedade é sempre importante fazer avaliações e exames para descartar outras doenças. Algumas doenças apresentam riscos maiores e podem ser sim potencializadas em uma crise de ansiedade, e nesse caso é importante que você tenha o acompanhamento do profissional e receba tratamento adequados.


 
 
 

Comments


bottom of page