A ansiedade tem cura?
- agathamontenegro
- 21 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2022
É muito comum, entre as pessoas que sofrem em algum nível com a ansiedade, surgir essa pergunta. E para responder isso, é necessário entender algo...

A ansiedade é um sentimento normal com uma função: nos proteger. É um mecanismo de defesa, algo necessário no nosso organismo, uma função cerebral.
⠀⠀
É necessário que ela exista para que possamos agir diante de uma situação de ameaça. Sabe aquele nervosismo que a gente sente diante de uma situação perigosa, ou quando estamos para fazer uma prova, uma apresentação? É a ansiedade que nos faz ficar mais atentos, tomar mais cuidado e nos esforçar mais.
⠀⠀
A ansiedade não é uma doença. Sendo assim, não existe uma causa específica para que ela se torne patológica e também não existe uma cura. Então, tendo em mente que ela faz parte do nosso funcionamento, NÃO é possível se livrar da ansiedade. Ela é um sentimento que está presente na vida de todos e tem sua função.
⠀⠀
Acontece que muitas vezes pode ocorrer um desajuste nessa função, é quando a ansiedade se torna patológica e surge de forma desproporcional e intensa, afetando o seu desempenho, prejudicando sua vida, seus estudos, seu trabalho, suas relações. E quando isso acontece, é preciso entender as causas e cuidar disso. E nesse caso, SIM, TEM TRATAMENTO.
⠀⠀
O objetivo do tratamento psicológico é avaliar o que tem gerado essa ansiedade desproporcional, entender o porque você se sente assim em determinadas situações, identificar seus gatilhos, para a partir disso te ajudar a desenvolver novas perspectivas, habilidades e comportamentos que te auxiliem no enfrentamento da ansiedade, para que ela deixe de ser um problema e se apresente apenas de maneira saudável, ou seja, que ela volte a apenas exercer a sua função natural.
E como é o tratamento?
O tratamento de um transtorno de ansiedade, pode ser feito com profissionais de psiquiatria e psicologia de forma complementar. Um psiquiatra é o profissional responsável por avaliar os níveis de ansiedade e se existe a necessidade de entrar com alguma medicação para que essa ansiedade seja reduzida de forma a permitir que você volte aos poucos a realizar suas atividades. E um psicólogo poderá te ajudar a entender o que está havendo com você, o que na sua vida pode estar contribuindo para a manutenção da ansiedade, te ajudar a identificar seus gatilhos e a partir disso, te ajudar a lidar melhor com seus sintomas, sentimentos, medos, preocupações e outras dificuldades, além de te auxiliar a melhorar hábitos e desenvolver estratégias que te fortaleçam, de forma que você consiga ter autonomia para viver com qualidade e bem estar.
Então, se você percebe que a ansiedade vem te prejudicando muito, não hesite em buscar os profissionais adequados para te ajudar.
Clique aqui para conhecer meu trabalho, entender como a psicoterapia pode te ajudar e agendar uma sessão!
Inscreva-se no blog para receber mais conteúdos como esse!
Um beijo da psi!
Comments